terça-feira, 20 de março de 2012

Apresentando a República Uva Preta


Começo pelo começo: Aprensentando minha rep para vocês. Convido a tod@s a fazerem o mesmo, para darmos mais chão pra quem não é daqui ou não nos conhece.


Nossa digníssima república é formada por 7 estudantes e uma cadelinha viralata, chamada Pituca. Compõe a rep Marmita (formado em letras), Zé (química), Batata (Eng de Materiais), Harry (música), Nômade (DotA, ops Análise e Des de Software), Capote (Eng de Materiais) e eu, Frevo, da bio. Tem sempre alguém de fora em casa, então provavelmente teremos participações especiais nos posts. Vou ficar devendo uma foto oficial da galera, porque realmente até agora não conseguimos tirar uma.

Hoje, depois de muita conversa e esforço coletivo, fazemos a separação do lixo, lavando o material reciclável e separamos o lixo orgânico do inorgânico, para compostar no quintal.

Nossa casa é grande, tem um canteiro útil com terra na frente e um grande quintal nos fundos.

Fiz esse vídeo para uma disciplina de LIBRAS, que mostra um pouco da rep:


 


 Fiz também um projetinho em Corel Draw do estado atual da 'área útil' uvapretana, localizando espacialmente onde está cada planta importante para a rep:


 

obs: o pequeno pentágono simboliza a composteira


Como sinalizado no vídeo, aqui temos plantado:

  • Primavera (Pr) (Bougainvillea sp.)
  • Bambu fino (ba)
  • Feijão Guandú(?) (G)
  • Babosa (Aloe sp.) (b)
  • Boldo (B)
  • Capim cidreira (Cymbopogon citratus)
  • Hortelã (ho) (Mentha sp.)
  • Melissa (me) (Melissa sp.)
  • 2 Mamoeiros (m) (Carica sp.)
  • 2 Goiabeiras (Go) (Psidium guajava)
  • 1 Pitangueira (P) (Eugenia uniflora)
  • Gengibre, plantado no pé da primavera



  E por fim, fotos, praticamente georeferenciadas.

 

Pituca e o canteiro da frente. Sim, o mato dominou a horta.




 Infelizmente não cuidamos da horta nas férias e as espontâneas tomaram conta de tudo. De três canteiros semeados, sobrou um solitário pé de salsinha. Só. 

 Aprendi na marra que não vale a pena fazer plantio direto nessa horta. Preciso de uma sementeira pra dar assistencia VIP e garantir a germinação e crescimento das mudinhas.
Agora no outono/inverno inicia-se a época boa para folhas.



                                                                                                        










O corredor com as ervas e o alpendre ao fundo






Aqui pode-se ver a cor sem graça da grama, que foi recém cortada pela máquina mortífera apelidada de 'Katia Abreu', devido a seu antagonismo existencial com o verde. Agora que estou escrevendo o post a grama já deu uma crescidinha e já tem uma cara mais viva.















A grande área do fundo


Dentro de casa, como vocês viram no vídeo, utilizo uma muretinha da sala de área para cuidar com sombra e mais atenção das plântulas, recém nascidas frágeis, que não aguentariam o clima maluco e inconstante de São Carlos.

 Na minha rep eu ainda pretendo plantar maracujá para subir o pilar de madeira do alpendre, bucha na grade da frente, e  botar para funcionar a horta. Se der vou tentar fazer um minhocário também. Sugestões são mais que bem vindas!

O verão se foi, mas estamos no Brasil e não na Sibéria, então ainda é tempo de plantar e ver crescer! Que esse blog e o grupo do facebook sejam o solo rico para fazer brotar e crescer esse espaço coletivo!



Um comentário: